O mau tempo chegou acompanhado de grande incidência de raios no Estado. A instabilidade atingiu municípios da Região Central e da Serra ainda pela manhã.
Veja a previsão do tempo para a sua cidade
A Região Central registrou fortes rajadas de vento na madrugada desta quarta-feira. Em Santa Maria, no bairro Patronato, uma rajada de vento chegou a 82 km/h, por volta das 7h, quando a temperatura era de 27ºC.
Alguns municípios da Região Central registraram granizo durante a madrugada. O fenômeno aconteceu em São Gabriel, Lavras do Sul e Vila Nova do Sul. Segundo os Bombeiros e a Brigada Militar (BM), não houve estragos em nenhum desses pontos.
Também houve registro de queda de granizo em Tupanciretã. A "chuva de pedras" começou por volta das 15h desta quarta-feira e durou cerca de três minutos. De acordo com Vânia Vendrúsculo, chefe do setor de operações da Defesa Civil no município, não há registro de nenhuma casa que tenha sido destelhada ou prejudicada por conta do fenômeno. Mesmo assim, o órgão avalia a situação em 17 assentamentos que ficam mais afastados da cidade.
O morador Everson Camaran registrou o momento em que o granizo caiu na Rua Salim Chamum, no bairro Morais:
Meteorologistas alertam que o período chuvoso será prolongado no Rio Grande do Sul, com previsão de temporais, vento forte e queda de granizo. Em algumas áreas, o acumulado de chuva pode se aproximar dos 300 milímetros ao longo dos próximos dias, segundo alerta lançado na terça-feira pela Defesa Civil estadual.
Também houve queda de granizo em Porto Alegre, Bagé, Rio Grande e no distrito de Morungava, em Gravataí. As unidades da Defesa Civil das cidades ainda avaliam eventuais danos nas áreas. Em Bagé, cinco casas foram destelhadas.
O leitor Rogênio Reichembach, também de Tupanciretã, registrou o momento em que a chuva de granizo caia: